quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Futebol, quarta-feira 23/01

Hoje é um dia recheado de jogos, tendo pela Inglaterra o jogo da Premier League e a outra semi-final da Copa da Inglaterra, enquanto o futebol rola na Itália também em mais um bom confronto. Farei a primeira parte sobre o futebol europeu, e após com mais tempo escreverei sobre o futebol brasileiro.

- Premier League, Arsenal x West Ham | 17:45 no Brasil

Confronto solitário da Premier League hoje para fechar a vigésima terceira rodada, onde a equipe de Arsène Wenger busca subir mais um pouco de sua sexta colocação e vai receber a equipe que provavelmente estreará Wellington Paulista, o décimo-segundo colocado West Ham.

Como dito, o Arsenal é o sexto colocado da Premier League e possui trinta e quatro pontos em em vinte e dois jogos, e a nível estatístico é o quarto melhor ataque (tendo marcado quarenta e um gols) e a terceira melhor defesa (levou apenas vinte e seis). Não está exatamente em sua melhor fase, já que nos últimos cinco jogos venceu apenas um (perdeu outros dois, um contra o City muito devido a uma expulsão errada) e precisa hoje de uma vitória pois o Everton já está a quatro pontos de distância. O técnico francês falou que o jogo de hoje é importante para se criar um bom momento na equipe, pois precisam vencer hoje e ficarem mais próximos da classificação européia.

A equipe do West Ham está mais abaixo na classificação, se segurando na décima-segunda colocação e possuindo um dos piores ataques de toda a competição: apenas vinte e cinco tentos até agora; Já a sua defesa faz um bom trabalho e levou apenas vinte e nove, estando empatado na sétima posição neste quesito. Este time jogando fora de casa é um dos piores da liga, tanto que em seus últimos dez longe de seu Boleyn Ground possui seis derrotas, dois empates e apenas duas vitórias.

Conclusão: Acho difícil que o ataque do West Ham melhore muito, mesmo com a adição do bom meia inglês Joe Cole, eles continuam presos a eventuais lances pelo alto com seu zagueiro Collins (que hoje não jogará) e Carlton Cole. Enquanto isso, os Gunners deverão ter de volta Alex Oxlade-Chamberlain e Lukas Podolski para dar mais força ainda a equipe. A baixa aqui é a posição de volante, onde Wenger já falou ter problemas devido as lesões, mas contra o West Ham não acredito que isso seja sentido.

Pick: Arsenal EH -1 @ 2.20

x

- Capital One Cup, Swansea x Chelsea | 17:45 no Brasil

Este confronto de hoje é válido pela Capital One Cup, onde a equipe que se classificar vai para a final da liga. Para o Chelsea é a esperança de salvar uma temporada que precocemente vai se acabando, enquanto a vitória para Os Cisnes seria um momento para entrar na história: seria a primeira vez que eles chegam a final de uma grande competição em seus cem anos de história.

A equipe londrina do Chelsea está na terceira colocação em seu campeonato interno e possui ótimos dados quando se fala sobre ataque e defesa: é o segundo em gols marcados (quarenta e sete) e também o segundo em gols tomados (vinte e dois). Ultimamente tem passado por maus momentos quando joga em seu estádio, mas quando viaja está impecável, já que nos últimos cinco jogos venceu todos eles, sendo os últimos dois com vantagens de quatro gols. Para hoje, os desfalques mais sentidos estão em Obi Mikel e Victor Moses (que estão com a Nigéria), enquando David Luiz lesionou o tornozelo e será analisado antes da partida.

Já o Swansea é o novo colocado da competição britânica com trinta e três pontos conquistados, tendo o oitavo melhor ataque (trinta e quatro gols feitos) e a quinta melhor defesa (levou apenas vinte e sete gols). É importante ressaltar que para hoje a equipe estará com seu principal atacante e concorrente a artilheiro da Premier League, Michu, que renovou seu contrato nesta semana. Apenas o meia Kemy Agustien será desfalque para hoje.

Conclusão: No primeiro jogo a equipe do Swansea se aproveitou de uma boa defesa e de falhas defensivas do Chelsea para marcar seus gols, mas desde então o goleiro titular Petr Cech voltou e dará mais trabalho para Michu e companhia. Enquanto isso, jogando fora de Stamford Bridge os londrinos costumam se dar melhor e podem hoje conquistar mais uma reviravolta em que estão se acostumando. Acredito que o Chelsea poderá sair com um bom resultado hoje.

Pick: Chelsea para se Qualificar @ 3.00


x

- Taça de Itália, Roma x Inter de Milão | 17:45 no Brasil

Chega-se agora nas fases de ida e volta da Taça da Itália, onde nesta semi-final se enfrentam as tradicionais italianas equipes da Roma e da Inter de Milão, que se encontram em posições parecidas no Campeonato Italiano e é garantia de um bom jogo hoje. Vamos a análise.

Pelo lado da AS Roma a equipe se encontra na sétima colocação do campeonato e possuem o segundo melhor ataque da competição, tendo marcado quarenta e quatro gols em vinte e um jogos (quase a metade deles dos pés de Erik Lamela e  Pablo Osvaldo), enquanto sua defesa deixa a desejar e é a terceira pior, já tendo levado trinta e cinco gols. Jogando em casa é muito forte, tendo vencido quatro de seus últimos cinco jogos - o detalhe aqui é que o último foi justamente contra a Internazionale e o placar foi de 1 x 1. Para hoje não terá a presença do sempre requisitado Daniele De Rossi (lesão), Pjanic e Taddei (suspensos); enquanto o lateral Federico Balzaretti e o atacante Pablo Osvaldo são dúvidas.

A equipe da Inter está mais bem colocada e se encontra na quarta posição da Serie A TIM, com trinta e nove pontos em vinte e um jogos. Em termos estatísticos, marcou trinta e nove gols (sexto melhor ataque) e possui a quarta melhor defesa tendo levado apenas vinte e três. Jogando fora a equipe não mostra nem de longe sua tradicional força, pois perdeu quatro de seus últimos jogos e conseguiu apenas um empate: contra a própria Roma. Para hoje a principal dúvida é sobre seu atacante Antonio Cassano que só será confirmado se vai jogar minutos antes da partida.

Conclusão: no jogo deste final de semana onde as duas equipes se encontraram na casa da Roma, se notou uma grande superioridade do futebol ofensivo romano: terminaram com 59% da posse de bola, tendo chutado mais vezes a gol e quase saído com a vitória. O já não muito bom ataque da Inter sentirá bastante a falta de Cassano, e o jovem Livaja deverá fazer dupla com Palacio. Vejo uma vitória da Roma aqui hoje pois talvez jogando na casa do adversário no jogo de volta não será muito fácil, e deverão querer sair daqui com um resultado positivo a todo custo.

Pick: AS Roma para Vencer @ 1.90

x

Por enquanto serão só estes palpites e análises, mas vou usar um pouco do meu tempo para escrever sobre os campeonatos estaduais pelo Brasil e mais tarde ainda os jogos da NBA e da NHL. Espero que gostem, qualquer comentário deixar aqui pois quero deixar este blog cada vez melhor. Agradeço a leitura, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário