quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Futebol, quarta-feira 30/01

Hoje temos muito futebol rolando! Premier League volta com mais vários jogos, os Estaduais do Brasil não param e sempre espetacular Barcelona x Real Madrid pela Copa do Rei. Irei escrever o máximo que conseguir, portanto confiram as análises!

Vamos começar pela Premier League.

- Campeonato Inglês, Arsenal x Liverpool | 17:45 no Brasil

Primeiro dos muitos ótimos jogos que vão rolar hoje pelo continente europeu, o Arsenal busca se aproximar das posições europeias enquanto o Liverpool busca se aproximar do próprio Arsenal. Dois times bem velozes e com boas defesas, este jogo promete.

O Arsenal se encontra na sexta posição da Premier League, tendo conquistado trinta e sete pontos em vinte e três partidas e está apenas quatro de distância do Tottenham, o quarto colocado e quem ocupa a última vaga para a Champions League. Em termos estatísticos, possui o terceiro melhor ataque da competição (já tendo marcado quarenta e seis vezes) e sua defesa também faz bom trabalho, sendo a quarta melhor com apenas vinte e sete tentos levados.

Jogar em casa para o Arsenal é sempre melhor devido ao seu excelente retrospecto, pois nos últimos dez jogos o time venceu sete vezes, perdeu duas e empatou uma. Seu último jogo pela competição evidenciou bem isto, onde fez cinco gols contra a equipe do West Ham.

Já o time do Liverpool está uma posição atrás do Arsenal, tendo conquistado trinta e quatro pontos nos vinte e três jogos que fez, portanto precisa de um bom resultado hoje. A nível interno, possui o quinto melhor ataque com quarenta gols marcados (e Luis Suárez como vice-artilheiro da Premier) e sua defesa é a sétima melhor, onde levou apenas um gol a mais que a do adversário de hoje: vinte e oito.

A jogar fora o time do Liverpool não passa muitas garantias, visto no último confronto contra a equipe do Oldham Athletic (terceira divisão), onde perdeu por 3 x 2. Em um termo mais amplos, o time tem quatro derrotas, quatro vitórias e dois empates jogando longe de Anfield.

Conclusão: são duas equipes que jogam um futebol ofensivo e de muita velocidade, mas que também conseguem compensar com boas apresentações de suas defesas. O Liverpool terá que sair com a vitória hoje para não se afastar do pelotão da frente, enquanto o Arsenal precisa desses três pontos para a classificação européia. Acredito que Wilshere e Cazorla fizeram uma dupla fundamental para o time dos Gunners, e hoje deverão mostrar isso mais uma vez.

Pick: Arsenal para Vencer @ 2.25

x

- Campeonato Inglês, Everton x West Bromwich | 17:45 no Brasil

Jogo que o quinto colocado Everton deve ter marcado em seu calendário como importante, pois uma vitória hoje os deixariam empatados com o Tottenham e em uma posição de classificação para a Champions League. Já o visitante começa a voltar ao seu normal, onde começou surpreendendo a todos no campeonato mas agora não passa muito medo.

O Everton como dito está na quinta colocação, tendo conquistado trinta e oito pontos em vinte e três partidas e possui o ótimo Fellaini conduzindo seu meio campo. Possuem um ataque mediano com trinta e cinco gols marcados até aqui, e a terceira melhor defesa de toda a competição tendo levados apenas vinte e seis gols.

Do outro lado, a equipe do West Brom vem caído bastante na tabela e já não conquista três pontos em uma partida fazem seis jogos. Atualmente figuram na nona colocação da Premier, tendo ataque (marcou trinta e três vezes) e defesa (levou trinta e dois gols) medianos. Seu histórico jogando longe de casa é de cinco derrotas, três vitórias e um empate nas últimas dez disputadas. E falando em histórico, perdeu quatro de seus últimos seis jogos e empatou dois deles, em que a fase não se encontra muito boa.

Conclusão: o time do Everton tem boas vitórias jogando em casa, como contra o Tottenham no inínio do mês, mas na última vez não saiu de um zero contra a boa defesa do Swansea. A superioridade do Everton deverá ser notada basicamente por este fator, de estarem a jogar em casa, e portanto acredito em sua vitória.

Pick: Everton para Vencer @ 1.57


x

- Campeonato Inglês, Norwich City x Tottenham | 17:45 no Brasil

Mais um jogo entre equipes com objetivos importantes para esta noite, mas diferentes. O Tottenham busca se aproximar do Chelsea e consolidar de vez sua candidatura a Champions League, enquanto o Norwich busca afastar o fantasma de um eventual rebaixamento, que as vezes os assombram.

O Norwich City está atualmente na décima terceira posição do campeonato, tendo conquistado apenas vinte e seis pontos em vinte e três partidas. Seu ataque é um dos piores de toda a competição, onde marcou apenas vinte e quatro gols e sua defesa também não passa nenhuma segurança pois já levou trinta e nove gols. Jogando em casa o time venceu apenas uma de suas últimas partidas, e também perdeu em quatro destas vezes.

Já o Tottenham está na quarta posição do campeonato com quarenta e um pontos conqusitados, apenas quatro do terceiro colocado Chelsea e da posição que os colocariam diretamente na Champions. O ataque que conta com Jermaine Defoe é o quinto melhor da competição (marcou quarenta vezes até agora) e sua defesa também é bastante consistente, sendo a sexta melhor com apenas vinte e oito contra. Jogando fora de casa a equipe londrina não tem lá um bom histórico, onde perdeu cinco vezes, venceu três e empatou duas das últimas dez.

Conclusão: ataques que conseguem marcar gols e defesas boas, o jogo de hoje tem bastante validade para os objetivos traçados de cada um. Ambos precisam ganhar e vão sair para o jogo, onde acredito que eventualmente as duas vão conseguir chegar em gols, onde é importante lembrar que apesar do retrospecto leve do Norwich, a equipe já tirou pontos do Mancheter United aqui e fez um ótimo jogo contra o City.

Pick: Ambas Equipes Marcam @ 1.72

x

- Campeonato Inglês, Reading x Chelsea | 18:00 no Brasil

Confronto de equipes em posições distantes na tabela, pois enquanto o Chelsea segue no encalço do Manchester City (tem a chance hoje de diminuir a diferença para quatro pontos), o Reading busca sobreviver na Premier League e se afastar do rebaixamento, já que ocupa a penúltima posição.

Chelsea de Rafa Benítez tem se mostrado extremamente inconstante nas ultimas partidas, tendo jogado algumas partidas no máximo medianas. É fato que Demba Ba acrescentou um poderio ofensivo maior a equipe de que quando Fernando Torres jogava na frente, mas ainda assim não tem sido o bastante. A nível interno, estão na terceira colocação com quarenta e cinco pontos em vinte e três jogos, com o segundo melhor ataque (marcando quarenta e sete gols) e possuem a segunda melhor defesa, tendo tomado apenas vinte e dois até agora.

Do lado do Reading, uma vitória hoje pode significar sua redenção e saírem da zona do rebaixamento. A equipe que se encontra com dezenove pontos na competição precisa começar a somar pontos pois o último colocado, Queens Park Rangers, tem evoluído seu futebol nas mãos de Harry Redknapp. Possuem um ataque mediano onde já marcaram vinte e oito tentos, e em contra partida tem a terceira pior defesa, levando quarenta e três gols e quase a média de dois gols por jogo.

Conclusão: a equipe do Chelsea tem jogado melhor quando distante de Stamford Bridge (vide histórico, sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota jogando fora) e para hoje terá seus homens de frente em forma. Também não pode descansar tranquila, pois o Tottenham está apenas quatro pontos atrás dele, e aí vem o Arsenal também. Para hoje vão jogar de forma dominante e tocando a bola, conseguindo penetrar na zaga do adversário com certa facilidade.

Pick: Chelsea para vencer @ 1.53

x

- Campeonato Inglês, Manchester United x Southampton | 18:00 no Brasil

Outro jogo em que as equipes buscam a vitória por motivos diferentes, mas os mesmos do anterior; já que o  United vai usar sua excelente forma jogando em casa para manter a liderança e o Southampton vê o rebaixamento mais próximo do que nunca nesta temporada.

O Manchester United se encontra na primeira posição da Premier League, com cinquenta e seis pontos em vinte e três jogos e a possibilidade de voltar a abrir sete de seu rival City se vencer hoje. O ataque de Robin van Persie é de longe o melhor da competição com cinquenta e sete gols feitos (dez a mais que o segundo) e sua defesa se encontra em momento de instabilidade, onde não tem muita segurança e já levou trinta gols.

O time do Southampton está apenas três pontos acima da zona de degola, com vinte e três conquistados em seus vinte e três jogos. Em termos estatísticos, possui um ataque mediano que já marcou trinta gols até hoje e a quinta pior defesa da Premier, onde já viu o adversário balançar suas redes por quarenta vezes. Jogando fora de casa o time mostrou um bom retrospecto, pois conseguiu empatar com o Chelsea na última jornada e conseguiu a vitória jogando com o Aston Villa.

Conclusão: todos sabemos da superioridade imensa que o United põe sobre seus adversários jogando em Old Trafford, e o Southampton poderá não ser capaz de igualar. O bom resultado em Stamford Bridge reflete muito mais de um time perdido que foi o de Rafa Benítez de que seu próprio mérito (não o tirando, claro). Portanto uma surpresa poderá ter brechas hoje, mas ainda assim o Manchester deverá fazer seus gols.

Pick: Manchester United Handicap Asiático -1.5 @ 1.70

x

- Campeonato Inglês, Fulham x West Ham | 18:00 no Brasil

Equipes com posições muito parecidas na tabela e retrospecto igual, mas que sofrem com um certo medo da Championship. Enquanto o time londrino está apenas cinco pontos da margem, o West Ham está a sete, e ambas não querem que esse medo os assombre por muito tempo.

O time do West Ham é o atual décimo segundo colocado da Premier League, tendo conquistado vinte e sete pontos em vinte e três partidas. A nível interno, possui o quinto pior ataque da competição com vinte e seis gols marcados (o que não deve melhorar muito, com Chamakh e Wellington Paulista na frente) e sua defesa já é mais resistente, tendo levado trinta e três até agora. Jogando fora de seus terrenos, tem sete derrotas (onde quatro foram nos últimos jogos), duas vitórias e um empate.

Já o time londrino do Fulham está um pouco abaixo na tabela e apenas dois pontos atrás do adversário de hoje, com vinte e cinco pontos conquistados até agora. Seu ataque é melhor e já marcou trinta e três gols até agora, enquanto a defesa e seus quarenta tentos levados não possui garantias nenhuma. Jogando em casa, a equipe tem apenas uma vitória em seus últimos cinco jogos, onde marcou gols todas as vezes e isso pode ser o indicador do mercado que vamos avaliar hoje.

Conclusão: neste jogo de hoje as duas equipes precisam vencer, mas não se sabe se terão a competência necessária para tanto. Uma jogando fora de casa vai mal, a outra jogando dentro de seu estádio não consegue alavancar os três pontos necessários, e por isso deverão fazer aquele tradicional jogo estudado inglês.

Pick: Menos de 2.5 Gols @ 2.00

x

- Copa do Rei, Real Madrid x Barcelona | 18:00

E o primeiro jogo do clássico dos clássicos do novo ano irá acontecer hoje! Qualquer pessoa que goste de futebol ou que pelo menos aprecie o futebol bonito jogado por ambas as equipes, irão parar para assistir esta que com certeza será uma linda partida no Santiago Bernabeu. 

O Real Madrid vem para hoje sem muitas de suas estrelas, como Sergio Ramos, Di Maria e Coentrão que estão suspensos e uma grande parte defensiva da equipe madrilenha também se vai, pois o goleiro Casillas e o zagueiro Pepe estão lesionados e não serão alinhados hoje. Soma-se isso tudo ao mal momento que a equipe vem passando dentro de seus vestiários, e serão momentos dificeis para a equipe do Real esta noite.

O time muitas vezes se mostra perdido em campo pois sua meia não tem efetuado um papel de qualidade, e sobra para Cristiano Ronaldo resolver a parada sozinho. Ele e o francês Benzema tem estado muito bem nesta temporada, e poderão ser a salva do Real Madrid.

Pelo lado do Barcelona, as coisas continuam muito bem. Líder do Campeonato Espanhol já tendo posto onze pontos de frente ao segundo colocado Atlético de Madrid, tendo de longe o melhor ataque com médias de três gols por jogo e Lionel Messi brilhando como sempre. O time deverá se alinhar com Xavi e Iniesta, somados com Busquets, Dani Alves e Pedro, um pesadelo para qualquer time que os enfrentarem e com certeza o Real Madrid sentirá o peso hoje.

Conclusão: com a falha defensiva de hoje que o Real vai apresentar, e o já conhecido poderio ofensivo do Barcelona, não deve existir outra opção e aproveitar a odd alta que as casas estão dando para o Barcelona (que terá Pinto no gol, sendo este talvez o único ponto negativo do time hoje). Vários gols na partida e uma eventual vitória catalã, é o palpite para hoje.

Pick: Barcelona para Ganhar e Mais de 3.5 Gols @ 4.00

x

Para o futebol europeu é só por hoje, daqui a pouco já venho com os jogos dos Estaduais para hoje. Boas apostas para todos, e boa sorte!

Um comentário: