sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NBA, sexta-feira 25/01

Após ontem não conseguirmos ter escrito pelo basquete, hoje espero compensar com mais análises do que o normal. Temos dez jogos nesta sexta-feira cheia de NBA, entre eles um ótimos Brooklyn Nets que vai até Memphis enfrentar Rudy Gay e os Grizzlies. Vamos as análises.

- Minnesota Timberwolves (17-22) @ Washington Wizards (9-31) | 22:00 no Brasil

Duas equipes em momentos diferentes nesta temporada, pois enquanto os Wizards voltam ao caminho certo com a volta de seu melhor jogador as quadras, os Timberwolves começam a cair de produção pelo fato de seu astro estar lesionado. John Wall e Kevin Love fazem toda a diferença, e a falta de um deles hoje poderá ser crucial.

Desde que Wall voltou as quadras, a equipe do Washington Wizards já está a três jogos invictas jogando em casa (em partidas difíceis, como contra o Denver Nuggets) e se antes possuíam as piores marcas ofensivas de toda a liga com 90.9 pontos por partida e 41% dos arremessos completados, hoje já podem comemorar mais pois estão faz oito jogos com médias de 98.9 pontos e 46% de field goal. 

O armador está sendo poupado e começado seus jogos no banco até recuperar a forma física, e mantendo assim médias de 14 pontos e 7 assistências por partida. O técnico da equipe falou sobre o bom momento:

"Nos últimos oito jogos nós construímos um bom e sólido jogo, e nós precisamos continuar a crescer e não dar passos para trás, sempre a frente"

Já o Minnesota Timberwolves perdeu os seus últimos cinco jogos fora de casa pela diferença média de quinze pontos (com um total de oito derrotas nos últimos dez jogos) e vem para hoje sem três de seus principais jogadores: o All-Star Kevin Love, o pivô Nikola Pekovic e o rookie armador Alexey Shved. Juntos estes três jogadores somam mais de 30% dos pontos totais da equipe, e ainda 22 dos rebotes por jogo. A presença de Ricky Rubio também não tem sido assim tão comemorada, pois o jogador tem sido deixado no banco e já deu declarações que está descontente assim.

Conclusão: enquanto a equipe de Washington não é tudo aquilo ainda, mas com Wall voltando ao jogo e a equipe do Wolves sem muitos de seus jogadores (o perímetro hoje se resume a Ricky Rubio, Luke Ridnour e J.J. Barea), o favoritismo tem de ser da equipe da capital norte-americana.

Pick: Washington Wizards -4 @ 1.57

x

- Boston Celtics (20-22) @ Atlanta Hawks (24-18) | 22:30 no Brasil

Encontro entre as duas equipes que fizeram a primeira rodada dos playoffs no ano passado, em que os Celtics avançaram. Para hoje o momento é diferente, pois a equipe de Boston tenta evitar sua pior sequência em cinco anos, onde perdeu os últimos cinco jogos (inclusive um ontem a noite).

O time de Atlanta jogou contra Boston no começo deste mês e foram ao intervalo vencendo por quinze pontos e uma vantagem tranquila, mas algo aconteceu naquele intervalo (talvez a garrafinha do Space Jam?) e os Celtics conseguiram ainda terminar com a vitória. Para hoje eles devem contar com a volta do pivô Al Horford (médias de quinze pontos e dez rebotes por jogo) que acrescentará um papel essencial, pois a equipe de Boston é a segunda pior no quesito rebotes.

Pelo lado de Boston, a equipe vem numa sequência muito mal e seus principais jogadores, principalmente Paul Pierce que nesta sequência está com médias de onze pontos e acertando apenas 31% de seus arremessos tentados. A equipe tem dez vitórias e dezoito derrotas quando ele marca menos de vinte e dois pontos. Enquanto isso Rajon Rondo tem mantido a esperança da equipe e conseguiu mais um triplo-duplo na noite de ontem, e é o líder da liga com quatro na temporada.

Conclusão: duas equipes muito parecidas mas que contam com falhas defensivas cruciais. Ambas não são muito boas nos rebotes mas, enquanto a equipe de Atlanta possui um big man, o time de Boston está se amparando no rookie Jared Sullinger e seus minutos vindo do banco. Josh Smith também fará um papel importante no jogo de hoje, pois seu tamanho e capacidade de defesa serão importantes para a equipe que hoje joga em casa.

Pick: Atlanta Hawks -4 @ 1.71

x

- Milwaukee Bucks (26-15) @ Cleveland Cavaliers (25-16) | 22:30 no Brasil

Enquanto a equipe do Bucks vem se uma boa sequência sobre a batuta de seu técnico interino, terá um jogo difícil hoje se Kyrie Irving jogar perto do nível que vem tendo ultimamente. Os Bucks buscam sua quarta vitória seguida na noite de hoje, e o time de Cleveland vai tentar impedi-los jogando em casa.

O time dos Bucks demitiu sem técnico Scott Skiles a duas semanas atrás e a equipe não vinha respondendo bem ao interino, quando finalmente as coisas começaram a engrenar. Já são três vitórias seguidas e a moral voltou para o time, principalmente Brandon Jennings que tem 55 pontos e 15 assistências em seus últimos dois jogos. Ele falou sobre o momento:

"Tudo está caminhando bem neste momento, nós estamos jogando cheios de confiança."

As duas equipes já jogaram três vezes nesta temporada, com duas vitórias para o time de Milwaukee. Mas na última partida o Cleveland saiu vencedor e Jennings em especial jogou muito mal, completando apenas três de seus treze arremessos tentados e sofrendo com a marcação.

Pelo lado dos Cavaliers, o time mais uma vez achou seu jogadir para criar um time em volta. Irving é sensacional, jogador que já mantém médias de 23.7 por jogo em apenas seu segundo ano como jogador. A equipe tem quatro vitórias e duas derrotas quando seu armador faz mais de trinta pontos no jogo. O técnico da equipe, Byron Scott, falou:

"Quando ele está agressivo, todo mundo segue o ritmo. Ele é o tipo de jogador que todo time precisa, ele é capaz de fazer tudo isso todas as partidas. Quando ele está agressivo, o time joga melhor".

O time de Cleveland ganhou nos rebotes dos Bucks em todos os jogos que fizeram até agora, mas o brasileiro Anderson Varejão esta fora pelo resto da temporada e o trabalho vem sendo bem feito por Tristan Thompson e Tyler Zeller.

Conclusão: são duas equipes que marcam muitos pontos e também levam muitos pontos, onde uma aposta no over seria apropriada. Mas também confio que o time de Cleveland pode ter uma boa partida hoje guiada sempre por Kyrie Irving e seu rookie Dion Waiters, enquanto Zeller e Thompson podem duelar pelos rebotes no garrafão. A odd está a favor de Milwaukee, e por isso vamos aproveitar o valor.

Pick: Cleveland Cavaliers para Vencer @ 2.60
x

- Houston Rockets (22-22) @ New Orleans Hornets (14-28) | 23:00 no Brasil

Outro jogo entre equipes em momentos diferentes, pois a equipe de Houston deixou o foguete para trás (rá!) e vem em péssima fase, enquanto New Orleans tem seu time completo mais uma vez em casa e vai dando trabalho para todos os times que o desafiam.

A equipe de New Orleans (que a partir da próxima temporada se chamará New Orleans Pelicans) se reencontrou com Anthony Davis e Eric Gordon mais uma vez em quadra. Enquanto o rookie vem se mostrando ser aquele pilar defensivo que todos esperavam (precisa evoluir ainda, claro), o shooting guard está cada vez mais aumentando seus pontos e já tem 17.4 por jogo. O problema aqui é que o time tem levado muitos pontos ultimamente, e quando levam mais de cem a equipe venceu apenas uma das últimas dezoito. O (ótimo) técnico Monty Williams falou sobre:

"Tem que começar pela defesa. Pensar que nós vamos chegar em cada jogo e bater nossos oponentes por pontos, nós não somos assim e nunca seremos."

Enquanto isso, o Houston Rockets vai jogando muito mal e tem apenas uma vitória em seus últimos dez jogos. Nestes dez jogos, a defesa só não cedeu mais de cem pontos duas vezes, e o ataque quase sempre correspondeu bastante também. O grande problema do time são os turnovers, com James Harden muitas vezes forçando a jogada e Jeremy Lin já se provando um armador de fraca compostura. O próprio técnico da equpe já falou que está faltando confiança para eles, e hoje isto não deve mudar.

Conclusão: estava pensando em apostar em mais pontos para este jogo, mas a última apresentação entre estes dois times não foi muito alta (88 - 79 para New Orleans) e acredito que o momento da equipe dona da casa hoje é melhor. Ainda que Omer Asik possa dominar o garrafão, acredito que o perímetro com Gordon e Vasquez jogará bem, ainda com as bolas de três mortais de Ryan Anderson (média de 20 pontos nos últimos cinco jogos, com quase 50% de longe).

Pick: New Orleans Hornets -1.5 @ 1.76

x

- Golden State Warrios (26-15) @ Chicago Bulls (25-16) | 23:00 no Brasil

Duas das principais surpresas da liga chegam a este quase meio de temporada com ótimas campanhas. Enquanto a equipe de Chicago vai sem seu principal jogador até agora e mesmo assim teve dois de seus jogadores chamados ao All-Star Game, o time dos Warriors faz campanha excelente e teve "apenas" 1 jogador chamado - a maior discussão pós-escolha foi sobre como Stephen Curry deveria ter ido, junto com David Lee.

O Golden State Warriors está em quinto na Conferência Oeste e caminha para sua segunda aparição nos playoffs em dezenove anos, e chega com moral pois na noite de ontem venceu Kevin Durant e o Thunder. O time vem de três vitórias consecutivas (como já dito contra o Thunder, e outra contra o Clippers, possivelmente os dois melhores times da liga) e mantido média de 108 pontos nessa sequência.

David Lee foi o escolhido do time para o Jogo das Estrelas, e totalmente merecido pois tem mantido médias de quase vinte pontos e onze rebotes por jogo, e hoje deverá fazer um bom jogo contra Joakim Noah e Carlos Boozer.

A equipe do Chicago Bulls ganhou nove de seus últimos doze jogos e está em primeiro na Divisão Central, posição que ninguem esperava que o time chegasse sem Derrick Rose em quadra. Luol Deng, Joakim Noah e Carlos Boozer seguraram o rojão para ele, e os dois primeiros foram premiados com a chamada para o Jogo das Estrelas. O time briga para ser uma das melhores defesas de toda a liga, permitindo aos adversários médias de noventa e um pontos por jogo.

Luol Deng tem mantido médias de 17.4 pontos e joga quase quarenta minutos por jogo, mas vem machucado e já não joga faz três partidas (é dúvida para hoje). Joakim Noah tem 12.2 pontos por jogo e quase 11 rebotes também, quase empatado com David Lee.

Conclusão: duas boas equipes que brigam lado a lado para serem as que mais pegam rebotes por jogo da liga, muito graças a Noah e Lee. Enquanto a equipe de Chicago vem jogando bem, a falta de Luol Deng é sentida pois a pontuação do time caiu bastante nesses últimos jogos, e se ele não jogar hoje a odd estará do lado de Stephen Curry e os Warriors. Acredito que a briga será boa no front court, e as bolas de três sertão decisivas.

Pick: Golden State Warrios para Vencer @ 2.10

x

Hoje fizemos cinco palpites, quase metade dos jogos de hoje e vou deixar um pouco do tempo para fechar as análises da NHL, que em breve postarei. Obrigado pela vista, e boas apostas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário